MEMBROS HONORÁRIOS DA APTSES

A Assembleia Geral da APTSES aprovou, com unanimidade, a categoria de sócio honorário, pelo trabalho desenvolvido em prol da Educação Social, as seguintes individualidades:

  • Sílvia de Jesus Lapa Oliveira de Azevedo – Licenciada em Educação Social pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Mestre em Pedagogia Social pela Universidade Católica Portuguesa. Fundou o I Grupo de Trabalho em Educação Social, em 2001, e, posteriormente, a APTSES. Representante dos educadores sociais no Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Solidariedade e Segurança Social (STSSS). Docente da Universidade Portucalense do 1º Ciclo de Educação Social. Autora do livro “Técnicos Superiores de Educação Social: Necessidade e Pertinência de um Estatuto Profissional” (2011), bem como de vários capítulos em livros e artigos em revistas nacionais e internacionais.

 

  • Isabel Maria de Carvalho Baptista – Doutorada em Filosofia da Educação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Docente na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Centro Regional do Porto). Participou em diversos projectos de investigação, entre os quais: Trofa Comunidade de Aprendentes (2004-2010); Diagnóstico Social do Porto (2008-2009); Raiz/Programa Escolhas (2006-2010); Porto Cidade Solidária (2010); Ethical Dilemmas in Social Work (1998-2003); Teaching Practical Ethics for the Social Professions (1998-2003); Ethical Challenges in Modern Social Care Work (1998-2003); Pedagogia Social e Regulação Sóciocomunitária (2010); Ética e Mediação Social (2010); Mediação Social e Cultura Escolar (2008-2010); Escola-Família e Comunidade (2008-2010). Colaboradora regular de “A Página da Educação”. Autora de inúmeras publicações, entre as quais: “Porto Solidário - Diagnóstico Social do Porto” (2009); Ética e Educação – Estatuto ético da relação educativa (2008); Dar rosto ao futuro, a educação como compromisso ético (2005). Com Adalberto Dias de Carvalho, publicou o livro “Educação Social fundamentos e estratégias” (2008). Com diversos capítulos de livros publicados, artigos em revistas com arbitragem científica.

 

  • Jorge Humberto Dias – Licenciado pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, em Filosofia, especialização científica de Ética e Filosofia Social/Política. Pós-graduado em Educação para a Cidadania pelo Instituto de Educação da UCP. Doutorado em Filosofia Moral na Universidade Nova de Lisboa. Docente convidado na Faculdade de Filosofia (2007 e 2008) e colaborador no Grupo de Investigação “Filosofia Aplicada: Sujeito, Sufrimento e Sociedade”da Universidade de Sevilha. Docente convidado na Universidade de Barcelona. Consultor Filosófico e Diretor do Gabinete PROJECT@ (desde 2008). Membro de inúmeras sociedades e associações internacionais. Presidente da Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico (2004-2008). Formador de professores em vários centros; Autor de vários artigos científicos, prefácios e livros. Co-autor da obra "Felicidad o Conocimiento?" (2009).

 

  • Gabriela de Pina Trevisan – Professora Adjunta na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. Coordenadora do curso de Educação Social na mesma escola, na qual também dinamiza o Gabinete de Inserção Socioprofissional. Co-autora do estudo “Trajectórias socioprofissionais dos diplomados em Educação Social da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti "(2012). É ainda autora e co-autora de capítulos de livros e diversos artigos em revistas com e sem arbitragem científica, entre os quais, “Constructing and reconstructing professional identities: an analysis on Portuguese Social Educator's socioprofessional identities", publicado no European Journal of Social Education (2011).

 

  • Isabel de Oliveira Timóteo – Equiparada a assistente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, na Licenciatura em Educação Social. Bolseira de investigação da Fundação Ciência e Tecnologia no InED/ESE. Autora da Tese de Mestrado “Educação Social e a Relação de Ajuda – representações dos educadores sociais sobre as suas práticas” (2010) e de diferentes artigos, entre os quais “A Educação Social Transformadora e Tranformativa: clarificação de sentidos”.

 

  • José Luís de Almeida Gonçalves – Doutorado em Filosofia da Educação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Desde 2010, é director da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, onde simultaneamente desempenha funções de docência no 1.º e 2.º ciclo de estudos em Educação Social. É, ainda, docente na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, desde 2005. Participa em diversos projectos de investigação na área da Ética, Dilematização e Problematização em Educação Social. Autor e co-autor de diversas publicações, entre as quais: “O educador social, desafiado pela diversidade cultural das sociedades contemporâneas” (2006), “Invisibilidade e Reconhecimento: a construção da literacia moral em Pedagogia Social” (2007) e “Aprender na e com a vida – a problematização da experiência como processo de consciencialização” (2009).

 

  • Fernanda Carvalho – Docente no Instituto Superior de Ciências Educativas de Odivelas (ISCE). Diretora do Departamento Social e Cultural do ISCE, desde 2008. Coordenadora Pedagógica do Mestrado em Educação Social - Crianças e Jovens em Risco e Intervenção Sócio-Educativa em Gerontologia, desde 2008. Coordenadora da Licenciatura em Educação Social na mesma instituição (2004-2008). Formadora de professores na área da Educação Multicultural. Doutora em Sociologia, desenvolvendo investigações no domínio dos sem-abrigo no feminino. Investigadora colaboradora do CEMRI (Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais). Membro do Conselho Redatorial da Revista Espaço S - Revista de Educação Social do ISCE, desde 2002.

 

  • Esperança do Rosário Jales Ribeiro – Licenciada em Psicologia, Mestre em Ciências da Educação, com especialização em Psicologia da Educação e Doutorada em Psicologia. Professora Coordenadora da Licenciatura em Educação Social na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Autora de inúmeros artigos na área da Pedagogia e da Educação.

 

  • Ana Paula Neto Leitão - Licenciada em Psicologia Social e das Organizações e Mestre em Psicologia Educacional. É Coordenadora do Curso de Educação Social e Docente na Licenciatura e Mestrado em Educação Social no Instituto Superior de Ciências Educativas de Odivelas.

 

  • Adalberto Dias de Carvalho - Professor Catedrático (aposentado) na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Doutor em Filosofia pela UP. Investigador e Coordenador do Gabinete de Filosofia da Educação do Instituto de Filosofia da FLUP. Professor Convidado da Universidade de Rouen (França). Professor convidado do Mestrado em Ciências da Educação/Pedagogia Social da Universidade Católica. Professor Coordenador com agregação do ISCTE e da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Autor e co-autor de diversas publicações científicas, entre as quais: As Cidades e os Rostos da Exclusão; A Educação e os Limites dos Direitos Humanos; Sentidos Contemporâneos da Educação; Ética Prática para as Profissões do Trabalho Social; Educação Social: Fundamentos e Estratégias.